quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Preciosidades da nossa Biblioteca Escolar - 1953




Rómulo Vasco da Gama de Carvalho foi professor, pedagogo e autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, divulgador científico e poeta.

Nasceu a 24 de Novembro de 1906, em Lisboa,  cidade onde morreu a 19 de Fevereiro de 1997
Interessando-se particularmente por Literatura e Ciência,  licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e, no ano seguinte, formou-se em Ciências Pedagógicas.
Após o estágio pedagógico no Liceu Pedro Nunes, ensinou durante 14 anos no Liceu Camões, em Lisboa, leccionando em seguida no Liceu D. João III, em Coimbra, durante 8 anos, após os quais regressou a Lisboa onde desempenhou o cargo de professor metodólogo do grupo de Físico-Química no Liceu Pedro Nunes.

Como pedagogo, para além de formador de professores do Ensino Liceal (nas áreas de Física e Química), foi autor de livros didáticos e de manuais escolares.

Entretanto, desenvolveu uma ação muito relevante de divulgação científica. Assim, a partir de 1946 foi codirector da Gazeta de Física e, a partir de 1952, dinamizou a coleção de divulgação científica “Ciência para Gente Nova” que contribuiu para o despertar do interesse pela Ciência, tanto junto dos jovens estudantes, como do público em geral.
Rómulo de Carvalho interessou-se igualmente pela História da Ciência e pela História da Física, em particular, deixando neste domínio uma obra pioneira entre nós, com os seus estudos sobre a história da Ciência, do Experimentalismo, das Ideias e do Ensino Científico em Portugal no século XVIII.

Paralelamente, desenvolveu uma muito original carreira de poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão, a qual se iniciou em 1956 com a publicação de Movimento Perpétuo; seguiram-se Poesias Completas em 1974 e Poemas Póstumos e Novos Poemas Póstumos, em 1984 e 1990, respectivamente. 

A poesia de António Gedeão destaca-se no panorama da poesia portuguesa da segunda metade do século XX.
" Pedra Filosofal" é um dos seus poemas mais famosos, popularizado pelo músico e cantor Manuel Freire.

 A nossa SUGESTÃO DE LEITURA:


Rómulo de Carvalho/António Gedeão - Príncipe Perfeitobiografia da autoria de sua filha, a escritora Cristina Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário