quinta-feira, 5 de junho de 2014

Hoje é Dia Mundial do Ambiente

Dia Mundial do Ambiente 2014 apela a que se levante a voz em vez de subir o nível do mar

(Filipa Alves (05-06-2014) Fonte http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Dia-Mundial-do-Ambiente-2014-apela-a-que-se-levante-a-voz-em-vez-de-subir-o-nivel-do-mar?bl=1)


O Dia Mundial de Ambiente 2014, que se comemora hoje, dia 5 de junho, apela a que se levante a voz em vez de subir o nível do mar. A efeméride instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas incentiva os cidadãos a fazerem-se ouvir de forma a encorajar a ação global concertada contra as alterações climáticas, nomeadamente através da aprovação de um acordo que suceda ao Protocolo de Quioto.
Naquele que é o Ano Internacional dos Pequenos Estados insulares em desenvolvimento a atenção no Dia Mundial do Ambiente está focada no importante papel que as pequenas ilhas-nações têm desempenhado no redirecionamento do mundo para um futuro sustentável no contexto das alterações climáticas.

As alterações climáticas constituem grave ameaça a estes pequenos estados. Com efeito, apesar de terem contribuído muito pouco para as mudanças atuais do clima (as suas emissões correspondem a menos de 1% das emissões globais), estas nações são das mais afetadas, através de fenómenos como a ocorrência mais frequente de tempestades devastadoras e, sobretudo, o aumento do nível do mar, que pode tornar inabitáveis territórios como as Maldivas, Kiribati e Tuvalu.

Perante esta realidade, os pequenos estados insulares em desenvolvimento têm adotado um postura ativa de combate às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos, sendo pioneiros na transição para uma economia verde, baseada nas energias renováveis, e encorajando a união internacional sob a forma de um tratado que suceda ao Protocolo de Quioto.

Neste dia em que se celebra o ambiente e se incentiva à sua proteção, o estado de Barbados, que é o anfitrião das comemorações da data em 2014, apela a que os cidadãos de todo o mundo apoiem os pequenos estados insulares neste empreendimento que é conseguir que se unam esforços a nível internacional no combate às alterações climáticas.

“Levante a voz em vez de subir o nível do mar”, tradução livre de “Raise your voice, not the sea level” é o lema das comemorações em 2014 do Dia Mundial do Ambiente.


Aceder à página oficial do Dia Mundial do Ambiente no website do Programa da Nações Unidas para o Ambiente
Fonte: http://www.unep.org

Sem comentários:

Enviar um comentário