quarta-feira, 11 de junho de 2014

A VIAGEM


«O homem tem na sua genética de vida, a viagem como elemento essencial. Ao nascermos, somos a viagem dos outros na nossa própria viagem. E por isso viajamos sempre. Aprendemos que a viagem é aprendizagem, aprendemos que os primeiros passos se aprendem, que as primeiras palavras se aprendem e que tudo se aprende. Na verdade, sem os outros, a nossa vida inicial pura e simplesmente se perderia.
Nesta viagem, não existe monotonia porque todo o percurso da infância, feito de descobertas, tem muitos tons e muitas tonalidades. Há uma pluritonia natural, se assim se pode dizer, na permanente aventura da descoberta que é o elemento essencial da viagem. Esta marca há-de ficar indelevelmente na nossa maneira de ser ao longo de toda a vida. Ou seja, a viagem como arma para combater a monotonia é uma raiz do ser e uma condição essencial da vida. Do outro lado teríamos o atavismo e os terríveis condicionalismos que reduzem o ser e retiram vida ao homem. É que, do meu ponto de vista, a monotonia é provocada pela falta de liberdade e toda a viagem implica liberdade.

Também a literatura é uma viagem inesgotável. Pluritónica, cheia de tonalidades. Num silêncio imóvel somos transportados para muitos mundos.
Já vi muitos viajantes - nos aviões, nos autocarros, nos comboios, absortos na leitura dos seus livros. São outras viagens dentro das suas deslocações.

Robert Louis Stevenson, (1850-1894) afirmou:
Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é a própria movimentação.»


excerto de um texto  Cristina Carvalho lido pela autora no LEV - Literatura em Viagem- Matosinhos, fevereiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário