quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ANO INTERNACIONAL DA CRISTALOGRAFIA - 2014




Via http://dererummundi.blogspot.pt/

informação recebida da Comissão nacional da UNESCO:

 Embora Cristalografia suporte todas as ciências fundamentais, e em particular as Geociências, esta continua a ser relativamente desconhecida do público em geral. Essa foi uma das razões pelas quais a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou 2014 como o Ano Internacional da Cristalografia. Compete à UNESCO liderar e coordenar, em parceria com a União Internacional de Cristalografia, o planeamento e implementação de atividades educativas e de capacitação durante o próximo ano.

 Assim, está a decorrer na sede da UNESCO, em Paris, nos dias 20 e 21 de janeiro, o lançamento oficial desta efeméride mundial.

Principais objetivos desta efeméride:

 · Aumentar a consciência pública sobre a ciência da cristalografia e como esta sustenta a maior parte dos desenvolvimentos tecnológicos da nossa sociedade moderna;

 · Inspirar os jovens através de exposições, conferências e demonstrações práticas nas escolas, Ilustrando a universalidade da ciência;

 · Apoiar a Iniciativa África em Cristalografia e criação de programas semelhantes na Ásia e na América Latina;

 · Promover a colaboração internacional entre cientistas em todo o mundo, especialmente as contribuições Norte-Sul;

 · Promover a educação e pesquisa em cristalografia e suas ligações com outras ciências;

 · Envolver as entidades internacionais que lidam com a questão da Radiação Síncrotrão e de Neutrões em todo o mundo nas celebrações deste Ano, incluindo o Projeto SESAME criado sob os auspícios da UNESCO.

Seguindo as orientações da UNESCO, o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências (coordenação), em parceria com o Comité Português para a Matemática do Planeta Terra, ambos criados sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO, irão dinamizar o Ano Internacional da Cristalografia, a nível nacional. Irão, também, colaborar com Comités homólogos e universidades existentes no espaço lusófono, incentivando a organização de eventos conjuntos. O lançamento oficial do Ano Internacional da Cristalografia, em Portugal, terá lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, no dia 12 de março de 2014, numa parceria entre a UTAD, o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) e o Comité Português da Matemática do Planeta Terra.

Para mais informações, consultar:
http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-years/crystallography/

Sem comentários:

Enviar um comentário