segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Uma língua é um passaporte


Viajar com a nossa língua
Uma língua é um passaporte. É-nos útil em viagens, através dela podemos comunicar com o exterior.
Qualquer língua serve para criarmos laços entre as pessoas e abre-nos novos caminhos – em inglês, em italiano, em português, em chinês, em russo… É certo que , hoje em dia, utilizamos maioritariamente a língua inglesa, a mais internacional das línguas. Mas, quem sabe se futuramente ainda nos poderemos entender globalmente falando a nossa própria língua portuguesa?
Às vezes eu penso como é possível existirem tantos idiomas distintos uns dos outros e se seria possível aprendermos todas as línguas, as suas gramáticas, o seu vocabulário, as suas pronúncias. O que existe por detrás de uma língua é um mistério.
Com a nossa língua materna nascemos, aprendemos e crescemos; ela é o nosso passaporte, também constitui a nossa identidade, o nosso património; por isso é nosso dever valorizá-la.

Sofia Oliveira, 10º H

----------------------------------------------------------------------------------

Uma língua é um passaporte.
Nós falamos e temos um passaporte. Quem não fala tem a sua maneira de comunicar; mesmo que todas as línguas sejam diferentes, elas são o passaporte de cada um de nós. Quem não tem um passaporte não viaja. Mas quem não quer viajar? Um passaporte pode levar-nos para longe e, se soubermos falar, tudo pode acontecer nessa viagem.
Os passaportes dos vários países são diferentes. Assim como as línguas! Cada uma, com as suas expressões, regras, nomes, adjetivos… Os passaportes têm carimbos, letras, números e códigos, cada um à sua maneira.
Passaportes e língua… duas coisas tão diferentes, mas tão ligadas!

Catarina Ferreira Ramos, 10º H                              

------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário